terça-feira, 24 de novembro de 2015

Volta ao Brasil e TCF-Q

Olá

                  Depois de passar por toda essa experiência que rendeu quase um mês de postagens, dia 24/08 eu desembarquei em Curitba, a mistura de sentimentos é estranha, de um lado ver minha família e estar em casa e do outro aquela dor de "voltar à estaca zero". Claro que depois de tudo que vivi eu era outra pessoa, com outra visão de mundo, relaxado da frustração profissional do dia-a-dia e com energia pra aguentar mais um tempo até encontrar uma forma de voltar pra MTL ou buscar novos horizontes em outros lugares. A certeza que eu carregava quando entrei em meu quarto era que eu queria voltar a viver essa "internacionalidade", que eu não queria acumular bens e sim histórias, contato com diferentes culturas, que isso me encantou e isso seria suficiente para mim, tapando o buraco que existe e me impede de me sentir útil, realizado ou com um norte ou objetivo nessa vida, não chega a ser uma resposta para a grande questão da vida e tudo mais (42), mas já me serviria para o momento.

O TCF

                 Quando ainda estava no Canadá fiz minha inscrição para o TCF, planejei para voltar ao Brasil dia 24 e dia 31 fazer a prova. Como eu estava fazendo o curso preparatório no Y, estava familiarizado com o estilo de prova, com exceção da parte escrita, pois o foco do Y é nas competências que dão mais pontos no processo de imigração. Logo, a prova foi exatamente como os simulados e como o site da TV5. Por ser um TFC-Q, dentre os áudios eu entendi muitos trechos de francês quebecois e algumas vozes familiares da Radio-Canada, por incrível que pareça, um dos áudios da prova eu já havia escutado no próprio site da TV5 na parte dos simulados do TCF.
Meus resultados foram

Expressão oral - B2
Compreensão oral - B2
Expressão escrita - B1
Compreensão escrita - C2

Fiquei com muita raiva porque por um mísero ponto de eu não peguei C1 na compreensão oral, 1 ponto dentre os 799 que é o máximo, fora que o áudio estava ruim, a sala dava eco, até pensei em reclamar, mas o B2 está de grande tamanho.

Depois da prova voltei pra realidade triste da minha vida antes da viagem, exatamente a mesma coisa, esperar, esperar e esperar, a sensação de ter nadado e morrido na praia, e por isso resolvi fazer o blog, relembrar o que já fiz até aqui para dar um up na motivação. Não estou reclamando, afinal minha espera não é tão longa quanto aquele pessoal que aguardava a abertura do processo desde 2014, só dizendo o que me motivou a fazer o blog. Daqui pra frente o foco vai ser no processo em si, chega de histórias melancólicas =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário