terça-feira, 17 de novembro de 2015

1 ponto por séjour - francês em Montréal - Enfim em MTL - Réintégration

Olá

Antes de falar do assunto do post propriamente dito quero compartilhar um sentimento e perguntar a vocês algo. Me sinto tão ansioso ultimamente, vendo o site do MIDI todo dia em busca de novidades, esse marasmo sem notícias é realmente perturbador; Como fazem pra driblar a ansiedade em um processo tão longo quanto esse?

              Agora sim, voltando às fases do choque cultural, chega um momento da sofrência que você pára e diz, ok, já deu! Nesse ponto você começa a rejeitar as diferenças e a frustração, e começa a fazer conexões dessas diferenças levando em conta seus valores pessoais. É nessa fase que você começa a sentir orgulho de ser brasileiro e a sentir falta de algumas coisas do nosso cotidiano, como o arroz e feijão, os abraços, frequentar a casa de amigos e até mesmo de desconhecidos quando algum amigo em comum te leva lá e etc.
           É engraçado que na busca por uma nova zona de conforto você acaba focando em coisas do dia-a-dia que se aproximam desses valores, como comprar feijão enlatado e arroz japonês pra tentar cozinhar algo parecido com a nossa comida, focar nas relações mais fáceis com os outros estrangeiros ao invés de querer conhecer os locais, enaltecer aquelas qualidades brazucas que são clichês lá fora só pra se sentir acolhido, pois todos vão falar de como você é sorridente, divertido, acolhedor e festeiro, e isso vai te deixar melhor, vai fazer você se sentir aceito, nessa fase você não reclama mais das coisas ruins do nosso país e sente falta das coisas boas, espalha bons boatos a respeito da nossa nação, se sente inclusive mais patriota (mas mesmo assim tinham uns brazucas lá que só sabiam reclamar da conjuntura político-econômica atual). A comparação é o que mais você faz nessa fase, só que ao invés de pensar  "nossa, aqui ninguém joga lixo no chão, brasileiro é um porco mesmo", você pensa "caramba, existe preconceito e racismo aqui, e os negros se fecham em comunidades e bairros somente para eles, não se misturam mesmo, no Brasil, por mais que isso também exista, a miscigenação é maior, somos todos mulatos"; você começa a se dar mais valor, cuida mais da saúde e aos poucos vai se soltando.

Um comentário:

  1. Esse foi um post que fiz no face na época que estava lá e retrata bem o que disse acima!

    Uma das principais lições que se aprende quando se está fora do país é valorizar sua própria terra! eu digo isso com aquele sentimento de que alguém me avisou e eu não acreditei, como se eu tivesse ouvindo agora alguém me dizendo "eu não disse?" E agradeço de coração ter a oportunidade de viver essa experiência para tomar a decisão correta, vou copiar aqui o trecho de uma conversa que eu tive com um local a respeito da imigração no Canadá:
    it's not that bad in brazil, right? and most of the immigrants are educated. they can probably have a good life there ok. but once you come here, you will be at a disadvantage in the workforce cause your education and experience won't be fully recgonized. you'll have to perform in your non-native lanugage, and your salary/buying power might be lower. so in the end is there really a big difference?
    first generation immigrants are always hit the worst. they suffer a lot economically and personally
    i just did my masters and i had a few friends from mexico, venezuela, colombia, and they are all still disadvantaged in the workplace when they finish their education here
    there is systemic discrimination.
    canada may be a good immigration country compared to france, usa etc. but it still has a lot of problems with discrimination and this is not my opinion. i studied public policy, and i did a lot of research in immigration policy. immigratnts make 70% the salary on average as canadians in the SAME jobs they are more unemployed
    there are plenty of studies and documents. So you should really look at the other side of the story when you make your decision. because the immigration industry is in the business of marketing... everything is so great. they want you to come, they want your money, they want you to study the language. but when that's all done. you're alone, fucked, and you gave up a lot of investments from your home country. Do you see what i mean about marketing and reputations? people have dreamy visions of developed countries, there is no right or wrong answer or decision. but most immigrants come here without seeing the story from both sides of the argument. they are excited, optimistic. and many people who come here don't want to admit failure, so lots of immigrants who stay here, they won't tell much about their negative story.
    Por que disso? Se eu desisti de imigrar? não, ainda quero me mudar, mas pelo menos agora eu conheço os dois lados da moeda e ja experimentei um pouco da desilusão do sonho de imigração, logo, a adaptação será menos dolorosa no futuro! Eu quis por isso aqui justamente por achar verdadeiro o que o rapaz me disse. As diferenças em infraestrutura, políticas publicas, economia e até mesmo cultural em países "desenvolvidos" não são tão grandes quanto os brasileiros pensam, claro que elas existem, mas nada que um pouco de preocupação e engajamento da sociedade não resolva, e eu digo um pouco porque é realmente um pouco que faz a diferença mesmo! Se tudo isso mudasse no Brasil eu ficaria na minha terra natal? não, mas não mais pensando "ahh meu país é uma bosta" e sim porque eu quero ter a chance de ser global, porque aqui eu convivo com gente do mundo todo e, mesmo após a fase decepcionante da adaptação, é esse tipo de experiência que eu desejo pro resto da vida.

    ResponderExcluir