sábado, 14 de novembro de 2015

1 ponto por séjour - francês em Montréal - Enfim em MTL - La lune de miel

Olá

Agora sim, depois de 9 horas de viagem em trem e mais 1 hora parado na fronteira, desembarco na gare centrale. Sobre a viagem de trem, fantástica:




Enfim, no primeiro dia de aula recebi uma pasta com orientações sobre praticamente tudo, um guia bem completo, e dentro desta pasta uma folha roxa com o título "Le Choc Culturel". No momento dei pouca importância para aquela folha e pensei, ahh eu sou flexível, facilmente adaptável, não vou ter problemas desse nível, certo? errado! A folha dividia o choque cultural em 5 fases, e nesses dois meses eu senti na pele e no psique cada uma delas, portanto, cada post aqui terá o nome de uma fase e qual foi minha experiência nela. Começando com a lua de mel, que se traduz em tudo aquilo que é diferente é lindo, chama a atenção, é emocionante, é estimulante e etc... Aproveite esta fase para turistar, comer, se jogar mesmo, perguntar tudo que tem direito, conhecer as pessoas, conhecer a night, festivais e tirar belas fotos:








Não vou por aqui dicas do que fazer, onde ir, porque o foco é a experiência e porque acho importante conhecer o lugar antes de enviar seu dossiê! Por exemplo, sabia que é proibido consumir bebidas alcoólicas nas ruas? você pode porta-las, mas fechadas, se for pego bebendo ganha multa; em parques somente se estiver fazendo um verdadeiro pic-nic, nada de comprar um salgadinho e uma cerveja, não cola! se atravessar a rua fora da faixa ou no sinal vermelho, multa! não interessa se a saída do metrô é no meio da quadra e a loja que quer ir fica em frente do outro lado da rua, ande até a esquina, atravesse na faixa e volte. Venda de bebidas somente até as 23h, após isso somente em baladas até as 3 da manhã, as 3 em ponto, o dj pára, a luz acende e todos vão embora em fila indiana, a polícia fica nas ruas para evitar aglomerações que perturbam os vizinhos dormindo. Ok, aí você pensa, ahh mas isso é bom, tem seu lado positivo; de fato! na fase lua de mel eu achava lindo, fora que sair as 3 da manhã e caminhar até em casa pelo centro da cidade era extremamente seguro, mesmo para uma mulher de mini-saia, não há risco e se quer aquela sensação de insegurança (palavras da minha professora). Mas então, o que há de errado? nada! Simplesmente o ser humano é acomodado por natureza e mexer no status quo não é agradável, do momento que o novo se torna incômodo até o momento que se estabelece um novo status quo, as coisas ficam ruins, mas essas são cenas para os próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário