segunda-feira, 23 de novembro de 2015

1 ponto por séjour - francês em Montréal - Enfim em MTL - Autonomie et Indépendance

Olá pessoal

                   Depois de alguns dias AFK (away from keyboard), volto eu para escrever o último post sobre minha experiência em Montréal. Dessa vez resolvi juntar as duas últimas fases do choque cultural porque elas são meio que complementares e acontecem meio que em paralelo, não tem segredo nessas fases, elas são consequências da reintegração.
                  Após sofrer um pouco para encontrar um novo status quo, chega a hora de aproveitar, de encontrar seu lugar ao sol, de entender seu espaço e seus limites dentro dessa nova sociedade. O engraçado no meu caso, é que isso aconteceu nas últimas 2 semanas, então eu tive pouco tempo pra curtir minha estadia lá como um verdadeiro montrealais; mas em compensação eu voltei a aproveitar o que a cidade tem a oferecer.
                Nessas alturas do meu francês, já estava fazendo o curso preparatório para o TCF, logo, passava o dia fazendo exercícios de escuta, acho que ouvi todos os áudios da TV5 - e mais engraçado que alguns eu ouvi na prova do TCF- assistia o jornal da Radio Canada, treinava o sotaque em casa, estava realmente encontrando meu "alter ego", e sim, após passar pelo choque cultural você muda, se adapta a essa nova conformação social e isso interfere em todos os campos, seu corpo muda (normalmente pra melhor porque dentro das fases do choque cultural, a preocupação com a saúde aumenta) e seus conceitos são reformulados (eu me soltei tanto lá, sempre fui meio travado aqui, com certas vergoinhas que simplesmente sumiram - exemplo, ia na piscina da academia sem problema algum), mesmo aquelas verdades tão enraizadas acabam sendo afetadas de certa forma, o ângulo de visão é outro e por isso o mundo parece um tanto distorcido e a realidade diferente.
             


Concluindo...

Sinceramente, acho que a pontuação por séjour deveria ser maior, pois de todos os fatores que me fizeram escolher emigrar e as experiências que vivi desde a palestra que assisti lá no começo de 2014, essa sem dúvida foi a mais impactante, tanto que teve momentos em que eu fiquei em cheque, pensando se realmente fiz a escolha certa e, após ter passado por tudo isso, eu olho para esse projeto de imigração com outros olhos. Antes eu era um sonhador, via o Canadá como o país dos sonhos, onde chegaria, arrumaria um emprego bacana, iria ser rapidamente reconhecido, iria crescer profissionalmente e ter aquela vida de propaganda de perfume importado; hoje, essa mega expectativa que eu tinha do Canadá não existe mais! e sou muito grato por isso, imagine o tamanho da queda se eu tivesse passado por todo o processo, conseguido os vistos e ter ido com essa ideia pra lá! Hoje o Canadá é uma oportunidade de recomeçar com um panorama diferente e melhorado, simples assim, um lugar onde eu me encaixei bem nas variáveis sociais, onde eu poderei encontrar uma nova forma de viver ao invés de continuar nessa sede por reconhecimento profissional, poder e dinheiro que só ter me trazido enormes frustrações por aqui.

2 comentários:

  1. Oi, Luis Gustavo, você viu que o forum brasilquebec reabriu? Já tem gente postando lá sobre o envio dos documentos feitos agora em novembro. Abs, Alli.

    ResponderExcluir