segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Aprendendo Francês - Onde?

Olá

            Dando continuiadae aos relatos até chegar ao presente, vamos relembrar o passado e destacar aquilo que acho ser o mais importante em cada etapa. Bem, como havia dito, minha intenção nao era aprender francês tão cedo assim, tinha a intenção de começar alemão por questões familiares, mas como a chance surgiu, resolvi mudar o foco. Claro que existem menos escolas de francês do que de inglês e normalmente são mais caras, em Curitiba as opções ficam entre centro eropeu, alliance française, aulas particulares, centre québec, atelier do francês e celin (UFPR ou UTFPR) - posso ter esquecido algum, mas foram esses que pesquisei. Claro que a alliance é a que tem mais nome e também onde provavelmente você vá fazer o teste de certificação, além de ser a escola com parceria com o BIQ do méxico onde os gastos com francês após emissão do CSQ são reembolsáveis em até 3 mil dólares canadenses. Porém, a escolha do lugar onde estudar é somente sua, todas tem sites com dicas de estudo gratuitas, fora a quantidade de material online disponível nos sites das mídias franceses e quebequenses, como TV5, RFI, Radio-Canada, o próprio site do MIDIQ, faculdades e CEGEPs quebequences, français facille (indicado inclusive pelos meus professores em Montréal) etc.
           O que funcionou pra mim. Como eu não sou um exemplo de autoditada, necessito de interação social e um guia para aprender, estudar em casa ou no esquema open english de ser não iria adiantar (tentei no duoligo e vi que não deu certo), como também não sou rico e tenho minhas contas fixas que comem boa parte do meu orçamento mensal, a melhor opção foi o Celin - UFPR, porque? é barato (diria justo) com ótimos professores que são mestrandos ou doutorandos do curso de letras - francês da universidade, a grande maioria com intercâmbio na França e alguns até lecionam na alliance - sem contar que o material, agora, é o mesmo (Alter Ego +).


* Vale lembrar uma coisa, o Celin ensina francês europeu, focado nos alunos que vão fazer intercâmbio por lá, claro que gramaticalmente a língua é a mesma, mas existem as diferenças regionais que não serão vistas no Celin, caso opte por isso, procure meios alternativos para se familiarizar com o francês quebequense, ou faça como eu passe uma temporada no Québec aprendendo francês, se vale a pena? discussão pro próximo post.


Como é dividido o curso no Celin?

4 módulos básicos
3 módulos intermediários

Ano letivo - cursos extensivos com 60h/a 1x ou 2x na semana - 4 meses de duração cada módulo
                  - intensivos com mesma carga-horária 4x ou 5x na semana, duração de 3 ou 4 semanas fechando as 60h/a

O que eu fiz. Como as aulas extensivas já haviam começado quando pesquisei, esperei a metade do ano para me inscrever no intensivo de inverno, logo:

julho/2014 - intensivo básico 1
agosto-dezembro/2014 - extensivo básico 2
janeiro/2015 - intensivo básico 3
março-junho/2015 - extensivo básico 4



Nenhum comentário:

Postar um comentário