terça-feira, 10 de novembro de 2015

1 ponto por séjour - francês em Montréal - avant de partir - parte 2

Escolhido a escola e as datas aproximadas começa a corrida com os documentos.

1 - Visto americano - Sim, como os voos, na sua maioria, passam pelos EUA, eu iria precisar do visto, pelo menos o visto de trânsito, aí eu pensei, já que o preço é o mesmo tiro logo o visto de turista e como vale por 10 anos vou poder passear pela terra do tio Sam. Para quem já passou por isso sabe como funciona: preencher o formulário, agendar um dia para tirar foto e outro para a entrevista no consulado; ir para São Paulo, gasto com hotel, passagens (dica - se ficar perto do aeroporto de congonhas ganha tempo, fica no meio do caminho dos dois locais e ainda dá pra ir a pé - caso tenha tempo e disposição).

2 - Fechar as datas com a escola, pagar e ganhar a carta de aceite (esse documento era exigido para tirar o visto canadense - hoje não é mais necessário). Fazer a transferência via Western Union pelo BB foi meio complicada, mas as taxas eram mais baratas do que as casas de câmbio.

3 - Visto canadense - Por mais que o processo seja inteiro online, eles pediam comprovantes até da alma, isso porque para quem já tem o visto americano o processo era simplificado. Eu mandei tudo, além da carta da escola, os comprovantes de pagamento, carta de motivação, cópia do passaporte e visto americano, extrato bancário provando que teria fundos pra me manter lá no período necessário, contrato de trabalho, carta da empresa me autorizando a tirar a licença e ratificando que voltaria ao trabalho após o período combinado, comprovante de renda, informe de rendimentos e histórico de viagens - mandei tudo em português mesmo. Assim que eles me informaram que o visto tinha sido aprovado, enviei o passaporte para a VFS em São Paulo via correio mesmo e eles imprimem o visto, cuja validade é a mesma do passaporte e a quantidade de entravas varia de acordo com a simpatia do fiscal. (no meu caso ganhei múltiplas entradas, mas sei de gente que ganhou somente 1 ou 2).

4 - Passagens - Enquanto esperava os vistos e corria atrás dos documentos, ficava de olho no valor das passagens, volta e meia uma promoção e o medo de comprar e aparecer algum problema na emissão dos vistos. Assim que saiu o segundo, todo dia dava aquela olhadinha nos preços. Voos para YUL estava bem carinhos, então eu comprei passagens até Nova York e de lá segui de trem até Montréal. O bom de fazer isso é que, como já tinha o visto de turista americano e uns dias livres, resolvi chegar mais cedo na Big Apple e turistar uns dias por lá!

5 - Estadia - A própria escola já oferece esse serviço para alunos estrangeiros, seja em casa de família ou dividindo um studio. Mas, como eu sou um mão-de-vaca, apelei para o craigslist e resolvi fechar a estadia por conta, achei um francês que morava próximo à escola (universitário de engenharia da Mcgill) e estaria de férias na França neste período, ele sub-alugou o quarto dele para mim (essa prática é muito comum entre os estudantes por lá). Com isso economizei não só na diferença de preço, como também com transporte, pois me deslocaria a pé.
* Dicas - Cuidado ao fazer o mesmo, conheça bem a pessoa antes de fechar, assine um contrato de sublocação (eu tenho o que assinei se quiser um modelo), mesmo que não tenha valor legal aqui, é uma forma de se proteger; use o skype, hangouts, faça chamade de vídeos, se o inglês não for lá muito bem, bote a culpa na conexão, mas não deixe de conhecer bem a pessoa mesmo. Por mais que não seja da cultura deles essa desconfiança, e para eles o dinheiro investido nisso não parece muito, para nós é bastante e, mesmo que raros, existem aqueles que vão se aproveitar ou dar o golpe mesmo! Não é lenda urbana, eu conheci gente que confiou demais e caiu nessas. Outra coisa, como eu só ia entrar no apto na 2ª semana lá, eu só depositei o dinheiro após conhecer o apartamento e o meu futuro colega de quarto (eles moravam em dois, um de férias e outro ficou por lá).

Segue o link do craigslist - tem de tudo nesse site e eles usam tanto quando o famoso kijiji (só funciona lá, ele identifica o ip) para classificados:

http://montreal.craigslist.ca/
http://www.kijiji.ca/



Nenhum comentário:

Postar um comentário