terça-feira, 10 de novembro de 2015

1 ponto por séjour - francês em Montréal - avant de partir - parte 1

Bom dia


                    Acordei inspirado a escrever hoje, e pensando nas coisas que quero contar, achei interessante dividir esse tópico em duas ou três fases, antes de embarcar e experiências vividas em Montréal. Então vamos lá, antes de dizer qual o caminho percorri para chegar até o primeiro dia de aula na Rue Peel, vou contar por que resolvi fazer francês em Montréal e quais foram os procedimentos para tirar o visto, escolher a escola, o que fiz com o trabalho e tudo mais.
                 Comecei a pesquisar escolas e datas para fazer o curso no final do ano passado e viajei no final de maio, logo, se quiser fazer o mesmo, planeje, não queira deixar para ir mês que vem porque não dá tempo! Claro que eu tive umas etapas a mais pra vencer no trabalho para justificar minha licença, mas só os vistos (no plural porque tirei o americano já que ia passar por lá - sim, é necessário mesmo para trânsito) demorou alguns meses.

1 - Por quê?
Como havia dito no post anterior, eu escolhi aprender francês no Celin-UFPR pelo excelente custo x benefício. Porém, mesmo fazendo os intensivos, eu demoraria muito tempo até terminar o intermediário e teria que fazer um avançado em outro local, por outro lado, eu precisava de um contato real com o "quebecois", não só linguístico, como cultural.

2 - Onde?
Comecei a pesquisar escolas de idiomas, existem várias opções de cursos intensivos de imersão em Montréal, em várias delas você pode misturar inglês e francês e todas possui algum acordo com as agências de intercâmbio mais conhecidas por aqui. Segue alguns links de escolas bacanas:
http://www.ilsc.com/montreal
http://www.ecenglish.com/en/school-locations/canada/learn-english-in-montreal
http://fr.cilm.qc.ca/
http://www.studymontreal.com/fr/
http://www.ymcalangues.com/
Além dessas, existem diversos programas de francês nas universidades, as principais em Montréal são Mcgill, Concordia, UQAM e UM.

Eu escolhi o YMCA language school. Primeiro porque é bem conceituada, eleita uma das melhores escolas para estrangeiros, segundo porque não precisa de um intermediário, você fala diretamente com eles, e tem até uma moça muito simpática que fala português, a Magali; terceiro porque destas que pesquisei, foi a mais barata e estava com uma promoção bacana para brasileiros e quarto porque no mesmo prédio funciona a academia do YMCA e alunos do curso intensivo tem acesso (sério, o centro esportivo é enorme, tem piscina aquecida, hidro, quadras, aulas até não acabar mais e o preço mesmo para não alunos é mais barato que muita academia de bairro no Brasil).

3 - Quanto?
A hora-aula no YMCA saiu mais barato do que na aliança francesa aqui no Brasil, mas... quando eu fiz a transferência para a conta deles via BB, o dólar canadense estava 2,36 (hoje está 2,98). Escolhi fazer dois meses, eu tinha direito a tirar 3 meses de licença do meu trabalho porque fechei 5 anos na empresa e tudo mais, porém o orçamento pesou um pouco (isso que me planejei no começo do ano com o dólar americano a 2,50)

Nenhum comentário:

Postar um comentário