sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Como tudo começou


Vamos lá...

                  No começo de 2014 (fevereiro) estava eu recém formado, no começo do quinto ano no mesmo emprego, mesma função, mesma empresa, depois de alguns altos e baixos, necessariamente nesta ordem, quando um colega de trabalho me avisa sobre uma palestra do governo do Québec que iria acontecer na PUC-PR, seria sobre imigração e o programa de recrutamento de trabalhadores qualificados. Então vai eu, ler na Gazeta do Povo sobre a palestra, como me inscrever e tudo, esse foi meu primeiro contato com o site do MIDIQ, que eu iria acessar tantas e tantas vezes depois, destrinchando cada aba, cada link e tudo mais; me inscrevi e fui na palestra, cheguei com antecedência, já que vamos para a terra da politesse, ganhei um cartão postal com a frase "E se seu futuro estiver no Québec?" e conheci a Perla (palestrante).
              Paixão a primeira vista. A cada slide o sentimento de que aquilo era o que faltava pra preencher meu vazio pós-formado crescia, saí de lá determinado a pesquisar mais e alimentar o sonho que havia surgido naquele momento. Sei que parece deslumbre falar assim, e no momento teve um pouco, mas eu comecei a me sentir em casa vendo aquilo tudo. Por mim, se ela apontasse o dedo pra mim naquele momento convidando para me inscrever, eu iria sem pensar duas vezes. Talvez essa seja a intenção das palestras mesmo (mais pra frente vou fazer um post bem interessante abordando isso), mas então surgiu o primeiro empecilho: Eu não falava francês, se quer um bonjour e minha intenção era aprender alemão antes por conta da minha ascendência.
           Quando cheguei em casa, uma das primeiras coisas que pesquisei foi onde fazer aula de francês, sim! Francês é importantíssimo, porque no interior do Québec só se fala francês e a próprial internacional Montréal é dividida ao meio, entre francophones et anglophones, e ambos "se odeiam" por motivos históricos que depois falarei no post sobre minha ida a Montréal.

Abraços e até mais, horário de almoço no fim! =P


Nenhum comentário:

Postar um comentário