segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Enfim CSQ!!!


Olá

Depois de mêses sem escrever aqui, cá estou com uma boa notícia. Hoje chegou meu CSQ! Ainda estou um pouco perdido nos sentimentos, claro que estou feliz, muito feliz mesmo por ter recebido este documento, aliviado pelo fim da espera longa e conturbada, e pra ser bem sincero mesmo, fiquei um pouco chateado pela demora, com uma pontada de inveja daqueles cujo CSQ chegou em abril ou maio. Nesse tempo esperando eu me perguntava se iria dar certo, se tinha calculado os pontos corretamente, se minha profissão iria ser aceita e se contaria pontos ou pelo fato de ser algo bem específico, o motivo do atraso seria uma análise mais profunda da minha experiência de trabalho (até porque em maio recebi um e-mail onde dizia que eles precisariam de mais tempo para verificar meus documentos).
Este e-mail de maio é algo bizarro, não quer dizer nada além disso, precisamos de mais tempo, e qualquer pessoa pode receber, tendo enviado ou não documentos adicionais solicitados, no meu caso, nenhum documento adicional foi pedido.
Sabe quando as pessoas vão te consolar e dizem "tudo a seu tempo", "Deus sabe o que faz" e na hora você fica pensando, por que eu? eu tento ser bom e recebo isso de troco? No fundo, esses ditados são verdadeiros, se tem algo que aprendi com esses 10 meses de espera foi a relaxar e focar em outras coisas (nem sempre dava certo, tinha dias que eu explodia de ansiedade e ligava no MIDI - Acho que fiz mais de 15 ligações neste meio termo). Mas, o importante é que não fiquei parado e no fim, acabou bem! Nesse tempo eu mudei de área dentro da empresa onde trabalho, algo mais dinâmico e minha nova equipe é muito legal, coesa e me aceitou muito bem. Em seis anos e meio trabalhando no setor antigo, nunca houve uma reunião externa pra distrair, tomar um chopp ou ver um show, e nesse setor novo, volta e meia fazemos uma social fora do trabalho. Além disso continuei a terapia, academia, fiz uma plástica (pra quem emagrece 42kg e fica com barriga de avental, a abdominoplastia é uma bênção).
Enfim, queria dizer que o tempo de espera me fez uma nova pessoa, com novos objetivos de vida, novos sonhos, nova forma de ver o mundo, menos ambicioso e mais prático, cheguei inclusive a pensar se a imigração era a melhor saída. Ponderar tudo isso foi importante, ainda quero ir pra lá, mas por razões completamente diferentes daquelas que surgiram quando assisti a palestra da Perla em 2014.

A experiência que quero compartilhar pra quem está nesta estrada é que mesmo fazendo corretamente as coisas que estão sob seu controle, imprevistos acontecem, alguns ruins e outros bons, e o mais importante é pensar em como lhe dar com essas coisas, não perder o foco (embora tentar novos ângulos de visão é bem importate), saber o momento de recuar, de avaliar, e não deixar que o momento ruim atrapalhe seu crescimento.

Agora é partir FEDERAL.